UFC 156: Em noite brasileira, José Aldo derrota Frank Edgar e mantém o Cinturão


Noite de grandes combates e grandes estratégias. O UFC 156 sedimentou o caminho de José Aldo como soberano dos penas, na superluta dominada e vencida nos pontos pelo brasileiro contra o ex-campeão dos leves - e casca-grossa de plantão - Frankie Edgar. Também em destaque na programação, três brasileiros tiveram atuações irrepreensíveis e com gostinho inusitado: Demian Maia neutralizou John Fitch (um dos grandes neutralizadores do UFC), Antonio Pezão nocauteou o nocauteador Alistair Overeem, e Rogério Minotouro usou tática justa para derrotar o estrategista Rashad Evans.

Lutão
Aldo abusou dos jabs precisos e diretos certeiros para marcar o rosto de Edgar durante todo primeiro assalto. A solidez técnica do brasileiro impressionava e aumentava gradativamente. na metade da segunda etapa, Aldo mandou três low kicks (chutes nas pernas) que abalaram Edgar. No terceiro assalto, o norte-americano mostrou a garra característica e passou a se encontrar mais na luta. Mesmo recebendo forte chute frontal no rosto, descontou com bons socos que acertaram o queixo do campeão. No quarto assalto, Edgar se expôs mais, foi melhor e finalmente cravou Aldo no solo, mas o manauara levantou e se livrou. Nos últimos cinco minutos, o brasileiro novamente mostrou grande versatilidade de golpes e faturou a vitória na decisão unânime. "Sabia que tinha de trabalhar round a round, Edgar tem queixo duro e sem dúvida é o cara mais difícil que já enfrentei", disse Aldo, logo após a luta.


Tática
Minotouro e Rashad se estudaram nos primeiros instantes. O norte-americano apostou fielmente nas 'bombas' de direita como principal arma, mas o brasileiro se mostrava firme nos bloqueios e contragolpes. A luta manteve o desenho equilibrado durante boa parte do tempo regulamentar, e o lutador baiano e canhoto visivelmente confundia Evans. No fim, o equilíbrio predominante pendeu para o lado do brasileiro, que levou a melhor na decisão unânime e festejou efusivamente a importante vitória frente a um dos tops meio-pesados.


Letal
Clinches e joelhadas foram a tônica nos primeiros minutos de Overeem x Pezão. O brasileiro se mostrava cauteloso, consciente e dosava a iniciativa. O segundo assalto teve predominância no solo, com o holandês por cima aplicando os melhores golpes. Na terceira etapa, porém, Pezão apertou o cerco e se mandou ao ataque. Com bons diretos, quebrou a confiança de Overeem e o encurralou na grade, onde conectou pelo menos mais cinco socos certeiros e descolou nocaute clássico. Grande resultado, que amplia pra valer o moral entre os melhores pesados do UFC.

Cerebral
Demian voou para as pernas de Fitch logo nos primeiros segundos. O brasileiro conseguiu um double leg (agarrar as duas pernas para derrubar), grudou nas costas do norte-americano, que se manteve de pé. A posição se manteve inalterada durante todo primeiro assalto, com o paulista aplicando alguns socos para atestar vantagens. No segundo round, Fitch voltou com a clara proposta de manter mais a distância, mas Demian mostrou forte obediência tática, levou o comabte para o solo novamente com maestria e foi para as costas, de onde trabalhou a vantagem até (quase) finalizar com um mata-leão (estrangulamento pelas costas). Famoso por 'amarrar' adversários como poucos, a esta altura o norte-americano ironicamente parecia presa fácil para o brasileiro, que mais uma vez ficou como uma ventosa nas costas. Fitch mostrou a garra caracteristica, virou a luta em alguns momentos, mas passou boa parte do tempo apenas na defensiva. Demian Maia levou a melhor na decisão por pontos e engatou a terceira vitória consecutiva nos meio-médios.

Quase
Tibau teve muitas dificuldades em encontrar distância confortável nos dois primeiros rounds. Com envergadura maior, Dunham usou e abusou de jabs e diretos para manter o adversário longe, e ainda descolou duas quedas para pontuar e seguir em vantagem. Mais incisivo no começo da parcial final, Dunham encaixou a tática de esgrimar, acertou os melhores, golpes, mandou uma joelhada com salto precisa no queixo do brasileiro e levou a melhor na decisão dividida.

Resultados do UFC 156 em Las Vegas (EUA)

Card Principal
José Aldo venceu Frankie Edgar por decisão unânime dos juízes.
Rogério Minotouro venceu Rashad Evans por decisão unânime dos juízes.
Antonio Pezão venceu Alistair Overeem por nocaute técnico no terceiro round.
Demian Maia venceu Jon Fitch por decisão unânime dos juízes.
Joseph Benavidez venceu Ian McCAll por decisão unânime dos juízes.

Card Preliminar
Evan Dunham venceu Gleison Tibau por decisão dividida dos juízes.
Tyron Woodley venceu Jay Hieron por nocaute no primeiro round.
Bobby Green venceu Jacob Volkmann por finalização no terceiro round.
Isaac Vallie-Flagg venceu Yves Edwards por decisão dividida dos juízes.
Dustin Kimura venceu Chico Camus por finalização no terceiro round.
Francisco Rivera venceu Edwin Figueroa por nocaute técnico no segundo round.

Fonte:EsporteInterativo

UFC 156: Em noite brasileira, José Aldo derrota Frank Edgar e mantém o Cinturão UFC 156: Em noite brasileira, José Aldo derrota Frank Edgar e mantém o Cinturão Reviewed by Notícias dos Famosos e da TV on 04:58:00 Rating: 5
ads
Notícias dos Famosos e da Televisão. Tecnologia do Blogger.