Com taxa de ocupação de 97,1% em UTIs, Fortaleza adota medidas de isolamento social mais rígidas

Embora o termo "lockdown" esteja sendo evitado pelo governo do Estado do Ceará e pela Prefeitura de Fortaleza,começa a valer nesta sexta-feira, 8, decreto municipal que aumenta o controle sobre os espaços públicos e privados com o objetivo de incrementar o isolamento social já existente. Até o dia 20 de maio, a circulação de pessoas e veículos por vias públicas terá maior fiscalização, com foco especial nos grupos de risco.
Outras medidas trazidas pelo ordenamento são o controle da entrada e saída da capital; proibição do funcionamento de qualquer atividade formal ou informal que não seja essencial, que agregue pessoas, junte pessoas e acabe criando ambiente de contaminação e fortalecimento da fiscalização nas comunidades.
Ao andar pelas ruas da cidade, é possível ver que a quase unanimidade das pessoas já adotou o uso da máscara, obrigatória desde a terça, 5, por decreto estadual com validade também até o dia 20 deste mês. No entanto, ainda são muitas as lojas abertas que tentam disfarçar o seu funcionamento fechando uma das portas.
As aglomerações e principalmente as filas nos bancos fazem parte do cenário de locais tradicionalmente movimentados, como o Centro de Fortaleza. Nas ruas Senador Pompeu e Pedro I ainda há movimento intenso de carros, lembrando um dia normal. Nos bairros mais afastados, como na Granja Portugal, o controle sobre o comércio é ainda menor e feiras livres continuam a ocorrer.
Segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Sesa (Secretaria de Saúde), o Ceará registrou até esta quinta, 7, 13.888 casos de coronavírus e 903 mortes pela doença. Fortaleza é de longe a cidade do estado com maior número de casos confirmados (9.241) e óbitos (655); 72% dessas mortes foram de pessoas que possuíam alguma comorbidade, como diabetes, doença cardiovascular crônica e outras pneumopatias crônicas.
A taxa de letalidade é 7,07% na capital, que possui atualmente uma média de 12 mortes por dia. Entre os óbitos, 72,53% foram de pessoas acima de 60 anos. De acordo com o Boletim Epidemiológica nº 24 da Sesa, entre 2 de abril e 5 de maio houve um aumento de mais de 400% na ocupação de leitos de enfermaria e de UTI destinados a covid-19 e de pacientes em uso de ventilação mecânica.
Segundo o relatório, a taxa de ocupação em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) na capital é 97,1% e a taxa de ocupação de enfermarias é 88,9%. No interior, esses números são, respectivamente, 83,5% e 94,9%, o que indica que o Ceará está muito próximo de um colapso no seu sistema de saúde.
Com taxa de ocupação de 97,1% em UTIs, Fortaleza adota medidas de isolamento social mais rígidas Com taxa de ocupação de 97,1% em UTIs, Fortaleza adota medidas de isolamento social mais rígidas Reviewed by Arthur Aguiar on 21:44:00 Rating: 5
ads
Notícias dos Famosos e da Televisão. Tecnologia do Blogger.